O bairro Cristal recebeu este nome devido à estrutura cristalina da terra, composta por quartzos transparentes oriundos dos barrancos que cercam a região. A presença dos cristais ofuscava a visão por causa da reflexão do sol em direção aos barcos que navegavam no Lago Guaíba. A região era ocupada desde o século XVIII por algumas chácaras até que em 1891 deixou de ser uma zona exclusivamente rural e começou a se desenvolver, a partir da construção da Hospedaria para Imigrantes, por parte do Governo Estadual, isso foi há 130 anos.
O Prado Independência vai para o Cristal
A Hospedaria ficava localizada na região que hoje corresponde ao terreno do Jockey Club, que só se mudou para o bairro em 1959, quando o Prado Independência (antigo Hipódromo Moinhos de Vento) foi cedido à Prefeitura de Porto Alegre, onde hoje é o Parque Moinhos de Vento, também conhecido como Parcão. Quem corre nas pistas de corrida ouvindo seus aplicativos de streaming nem imagina que por ali ocorreram as principais corridas da história do Turfe de Porto Alegre.
O trabalho de construção do Hipódromo do Cristal durou dez anos, em 12 de Dezembro de 1959, a área de oitenta hectares exigiu o aterro do Lago Guaíba que “cedeu parte de seu leito”, materializando o famoso “milagre do Cristal, uma obra por todos admirada” ¹.
O novo Prado contribuiu para o desenvolvimento do bairro, valorizando a região e iniciando o crescimento da Zona Sul de Porto Alegre. Foi no Primeiro Plano Diretor, em 1959, no mesmo ano da inauguração do Hipódromo do Cristal, que a maioria dos bairros da capital gaúcha foram oficializados, incluindo os bairros da Zona Sul.
¹Germano Petersen Filho, Porto Alegre: História e Urbanização, p. 248-249.
Faça parte da história de Porto Alegre
O bairro Cristal virou um eixo de desenvolvimento
No final da década de 90, a Terceira Perimetral começou a sair do papel, ligando a Zona Norte à Zona Sul, nessa época foram realizadas as unificações e ampliações das avenidas . Com muitos gargalos, a via expressa já encontrava problemas de fluxo por causa da quantidade de semáforos na sua extensão, já que atravessa muitas avenidas que tinham muito movimento de veículos. Nessa época, a Multiplan, enquanto realizava o lançamento do bairro privado Golden Green, na Barra da Tijuca, RJ, demonstrou interesse na construção do Barra Shopping Sul. Desde 1997 a construção do shopping era prevista em Porto Alegre, mas só saiu do papel em 2008, após a conclusão das obras da Terceira Perimetral.
A realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014, iniciou uma séria de melhorias de fluxo na Terceira Perimetral, incluindo passagens subterrâneas e viadutos. Algumas dessas melhorias foram entregues nos últimos 2 anos. Foi a Copa que também motivou a aceleração dos estudos para a revitalização da Orla do Guaíba, com o projeto do Pontal previamente autorizado no Plebiscito de 2007, o assunto ganhou força e se tornou promessa de campanha de diversos candidatos a prefeito desde então. Foi na época do anúncio da Copa do Mundo que os rumores do bairro privado da Multiplan ao lado do shopping começaram a se espalhar pela cidade, fazendo algumas incorporadoras e investidores se posicionarem nas proximidades para colher frutos do desenvolvimento desse esperado lançamento.
Em 2015 as obras do Trecho 1 da Orla do Guaíba iniciaram, depois de 5 adiamentos e três anos, no dia 29 de Junho de 2018 o trecho que vai da Usina do Gasômetro até a Rotula das Cuias foi o começo de uma nova Porto Alegre. Hoje a revitalização da Orla inclui trechos até Ipanema, além do recente inaugurado Cais Embarcadero no antigo Cais Mauá no Centro da capital. Alinhado com a entrega do primeiro trecho da revitalização, o projeto do complexo do Pontal foi anunciado ao mercado e as obras iniciaram.
Hoje temos a previsão de revitalização de trechos da Orla do Guaíba até o bairro Ipanema, fomentando ainda mais esse reencontro da cidade com o seu querido lago. Esse processo conhecido como Urbanismo Tático, está criando uma identidade nova para a capital gaúcha e vai transformar a relação das pessoas com o munícipio. Assim como no final do século XIX o Hipódromo do Moinhos de Vento deu início à criação do famoso bairro Moinhos de Vento, o Hipódromo do Cristal foi o começo de uma nova fase de desenvolvimento da cidade.
Quem conhece a Barra da Tijuca sabe o quê o desenvolvimento de um shopping da Multiplan pode fazer, o futuro de Porto Alegre nunca foi tão presente, daqui a 10 anos, lembrem-se: Vocês leram aqui primeiro.
Morei no Moinhos por 14 anos, e meu sonho um dia é voltar! Lindo Bairro, pessoas maravilhosas e ótimas lojas.
Pingback: 7 Motivos para investir no Moinhos de Vento – A7 Soluções