O prazer em conversar com os amigos e festejar, assim como a devoção religiosa e a dedicação ao trabalho, estes são alguns dos legados dos imigrantes italianos que colonizaram o Vale dos Vinhedos a partir de 1875.
Esta herança pode ser vivenciada no Vale dos Vinhedos através das festas ou filós comemorativos, no bem-receber das famílias proprietárias dos empreendimentos ou na contemplação das pequenas igrejas e dos 20 capitéis localizados ao longo das vias do roteiro.
O artesanato, produtos coloniais e mesmo a temática dos dois artistas plásticos instalados no Vale também fazem referência à esta herança europeia, inegável também na fisionomia e no sotaque que mescla o português com o dialeto vêneto utilizado pelos moradores da região.
Confira os diferenciais que essa região única no Brasil possui que você deve considerar para realizar um excelente investimento!
A Denominação de Origem (DO)
A Denominação de Origem (em francês: appellation d’origine) é a designação atribuída em vários países aos vinhos originários e tradicionalmente produzidos numa dada região, cuja qualidade ou caraterísticas se devem essencial ou exclusivamente aos fatores naturais e humanos do meio geográfico, e também a outros produtos — agrícolas ou não — que atendam a esse critério.
O vinho é o produto que detém os principais sistemas de denominação de origem atualmente consolidados. Com relação a essa bebida, todo o processo de produção é sujeito a um controle rigoroso em todas as suas fases, desde a vinha até ao consumidor final, para que possa beneficiar da designação.
O Vale dos Vinhedos foi a primeira indicação geográfica reconhecida do Brasil. Em 2002 obteve do INPI o registro de Indicação de Procedência (IP) e, em 2012, foi reconhecida a Denominação de Origem – a primeira DO de vinhos do Brasil.
O regulamento na íntegra está disponível na publicação: O regulamento de uso da denominação de origem Vale dos Vinhedos: vinhos finos tranquilos e espumantes
Confira os detalhes da DO do Vale dos Vinhedos:
- A produção de uvas e a elaboração dos vinhos ocorrem exclusivamente na região delimitada do Vale dos Vinhedos, uma área de 72,45 km2localizada nos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.
- Existem requisitos específicos para de cultivo dos vinhedos, produtividade e qualidade das uvas para vinificação;
- Os espumantes finos são elaborados exclusivamente pelo “Método Tradicional” (segunda fermentação na garrafa), nas classificações Nature, Extra-brut ou Brut; para este produto as uvas Chardonnay e/ou Pinot Noir são de uso obrigatório;
- Nos vinhos finos brancos, a uva Chardonnay é de uso obrigatório, podendo ter corte com a Riesling Itálico;
- O uso da uva Merlot é obrigatória para os vinhos finos tintos da DO, os quais podem ter cortes com vinhos elaborados com as uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Tannat;
- Os produtos que passam por madeira envelhecem exclusivamente em barris de carvalho;
- Para chegar ao mercado, os vinhos brancos passam por um período mínimo de envelhecimento de 6 meses; no caso dos vinhos tintos são 12 meses; os espumantes finos passam por um período mínimo de 9 meses em contato com as leveduras, na fase de tomada de espuma;
- Os vinhos apresentam características analíticas e sensoriais específicas da região e somente são autorizados para comercialização os produtos que obtenham do Conselho Regulador da DO o atestado de conformidade em relação aos requisitos estabelecidos no Regulamento de Uso.
A conquista da DO tornou a região ainda mais apreciada, aliado ao enoturismo e às premiações internacionais que são uma propaganda automática da região, tornam-se fatores decisivos para afirmar que o crescimento da região está só começando.
Destino turístico mundial
Nos últimos 10 anos, a região foi muito premiada em competições internacionais, atraindo ainda mais turistas estrangeiros e brasileiros para a região, confira a extensa lista de prêmios que as 24 vinícolas da região já conquistaram desde 2010:
Região com alta densidade de eventos
Atividades festivas durante a colheita da uva, cursos de degustação, jantares harmonizados, concursos nacionais e internacionais de vinhos, festivais enogastronômicos, eventos esportivos, encontros culturais e apresentações artísticas compõem uma programação diversificada realizada pelos mais de 70 empreendimentos do Vale dos Vinhedos. Faça sua escolha e participe das atrações oferecidas ao longo de todo ano.
Mesmo durante o período mais difícil da nossa economia a região manteve um crescimento no número de eventos na ordem de 12% ao ano considerando a série de 2014 a 2017, com especial destaque ao seguimento MICE (Meeting, Incentive, Congress and Exibitions) que tem um grande impacto no turismo local, sendo realizados atualmente 1.700 eventos ao ano na região.
Demanda turística o ano inteiro
As colinas cobertas por parreirais são uma das grandes atrações do Vale dos Vinhedos. Com o transcorrer dos meses do ano, a cada estação, estes vales trocam seus tons e adereços, enfeitando-se com os aromas e cores das uvas, que gradativamente são substituídos pelo verde, amarelo e vermelho das folhas que se deitam ao chão antes do período de dormência. No inverno, o frio conclama à contemplação da paisagem, no aconchego de um café ou hotel, degustando um bom vinho cultivado nestas terras.
A natureza do Vale dos Vinhedos pode ser explorada em caminhadas pelos parreirais, em trilhas guiadas em áreas verdes ou mesmo sob duas rodas, seja nas estradas vicinais ou ao longo da ciclovia que permeia o roteiro.
Durante o verão, os visitantes encontram a colheita das uvas, com os campos cheios e muitas atividades interativas com a produção local. Durante o inverno, a paisagem se transforma, com o inicio do processo de hibernação das videiras, junto com o frio característico da Serra Gaúcha, a paisagem adota a cor alaranjada das folhas enquanto as plantas se preparam para a próxima colheita!
Poucos hotéis, muitos hóspedes
A tranquilidade da vida rural e a hospitalidade das famílias convidam ao desfrute do Vale dos Vinhedos. A estrutura hoteleira instalada no roteiro e arredores conta com charmosas pousadas, hotéis e mesmo um SPA Internacional atendendo às diferentes preferências dos visitantes.
Cada uma das opções instaladas no Vale assim como os demais empreendimentos localizados em seu entorno, garantem aos hóspedes experiências únicas, seja apostando no ambiente familiar, no contato com o cotidiano da comunidade, na ambientação esmerada dos aposentos, no serviço impecável, na oferta de estrutura para entretenimento ou realização de eventos.
Podemos fazer um comparativo com outra famosa região da Serra Gaúcha, as cidades de Gramado e Canela, onde mesmo com cerca de 10 milhões de turistas durante o ano, a quantidade de hotéis e pousadas torna a região menos atrativa para investimento no ramo de hospedagem, por exemplo.
A Zona Franca de Vinhos
O projeto de lei 1.378 de 2019 que cria a Zona Franca de Vinhos será um grande impulsionador da região, já que cerca de 54% do valor de vinhos e espumantes é impostos, tornaria uma região ainda mais atrativa para aquisição da bebida para turistas do Brasil e do mundo. Vinhos, espumantes e sucos de uva produzidos no país e comercializados dentro da zona franca ficariam isentos de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição ao Financiamento da Seguridade Social (Cofins).
O projeto de autoria do Deputado Federal Carlos Gomes, já teve o texto aprovado pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara e atualmente encontra-se na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, onde já tem parecer favorável.
O Maior Centro de Eventos do Sul do País!
Alinhado com o crescimento da região, após uma consulta pública no município de Garibaldi, foi aprovado a construção de um gigantesco complexo criado para suprir a demanda de um espaço de eventos para até 5.800 pessoas, assim como eventos menores simultâneos. Equipado com recursos de última tecnologia para controle da temperatura, controle de gás carbônico, luminotécnica com qualidade internacional, lojas, restaurantes, wine bar com mais de 3.500 rótulos, capela e um hotel da Rede Plaza.
Criando na região uma estrutura que vai atrair ainda mais turistas, seja para lazer ou negócios!
Pingback: 7 Motivos para investir em Flores da Cunha – A7 Soluções