You are currently viewing 7 Motivos para investir em Flores da Cunha

7 Motivos para investir em Flores da Cunha

A Serra Gaúcha já é conhecida em todo Brasil como destino turístico, tanto Gramado e Canela, quanto Bento Gonçalves e Garibaldi, cresceram e ainda crescem, desenvolvendo toda a região. O desenvolvimento dessas regiões ocorre faz muitos anos e, com o passar do tempo, é possível perceber que apesar de seguir crescendo, a consolidação dessas cidades diminui a velocidade desse crescimento, se você busca um investimento que tenha um potencial de crescimento maior nos próximos anos, pode ser interessante conhecer um pouco mais sobre a charmosa Flores da Cunha.

Raízes italianas

Assim como o Vale dos Vinhedos, a imigração italiana iniciou no final do século XIX, com a diferença que a antiga colônia de imigrantes se tornou cidade pouco mais de 30 anos depois que Bento Gonçalves, já que Caxias do Sul já era uma cidade vizinha consolidada.

A preservação da cultura italiana, incluindo a gastronomia, costumes tradicionais, música e a religiosidade são visíveis em toda a cidade, trazendo o charme cultural que os turistas procuram em um destino turístico.

Crescimento forte e constante

De acordo com o IBGE, entre 2016 e 2020 (últimos dados oficiais), mesmo com a recessão que houve no Brasil entre 2015 e 2016 e a pandemia em 2020, o PIB da cidade cresceu uma média de 10,4% ao ano. Com grandes empresas como a rede de Postos SIM e a o Grupo Florense, demonstra a resiliência e desenvolvimento de Flores da Cunha. Seguindo o exemplo de Garibaldi e Bento Gonçalves, aqui temos o 2º maior pólo moveleiro, mas ao contrário do que você imagina, Flores da Cunha é o maior produtor de vinho do País.

O turismo se beneficia tanto com os eventos corporativos e demanda de turismo de negócios, quanto com a qualidade da infraestrutura que se desenvolve rápido, da mesma forma que ocorreu no passado na região de Gramado e Bento Gonçalves. Um exemplo disso é a Feira de Inverno, que reuniu mais de 50 mil pessoas (o dobro da população da cidade!) na última edição e reúne a indústria da região.

Previous slide
Next slide

Turismo regional e Percurso da Melhor Idade

A cidade se posiciona como uma alternativa para os turistas que desejam um lugar mais calmo e turistas idosos que evitam viagens longas em suas viagens. O turismo religioso também é muito forte, sendo que o município promove a maior celebração de Corpus Christi do estado, atraindo milhares de pessoas, assim como diversas outras celebrações no decorrer do ano, com celebrações no Campanário da Matriz e no Monumento Centenário da Colonização, envolvendo o turismo religioso que movimenta milhões de reais.

Isso transforma a cidade na primeira opção de destino para turistas que desejam uma eno experiência mais exclusiva e atenciosa, sem precisar se deslocar por longas distâncias ou ir para fora do estado. Inclusive com demanda por hospedagem fora dos feriados e finais de semana.

Você já leu sobre Silver Economy aqui no Blog? No link você vai entender como que o turismo da melhor idade é o setor que mais cresce no mundo!

Maior produtor de vinhos e uvas do Brasil

Mesmo com a fama reconhecida do Vale dos Vinhedos que recebeu a Denominação de Origem em 2012, Flores da Cunha é o maior produtor de uvas e vinhos do Brasil. Com uma produção que chega a 80.000 toneladas de uvas e 120 milhões de litros de vinho, isso é possível com o empenho de mais de 190 vinícolas da cidade e o crescimento da Maior Cooperativa de Vinícolas do país, a Cooperativa Nova Aliança.

A cidade também é sede da Festa da Vindima, que é a maior festa de enoturismo do Brasil, atraindo mais de 100.000 pessoas durante o verão, equilibrando o movimento de turistas no inverno e no verão.

A busca pela Denominação de Origem

Seguindo o exemplo do Vale dos Vinhedos, em 2012, no mesmo ano que a região do Vale conquistou a D.O., você pode ler mais sobre isso nessa matéria que fizemos sobre a região, Flores da Cunha conquistou a Indicação de Procedência (IP), que é o primeiro passo para alcançar a Denominação de Origem. Que é a certificação que a região produz um vinho único no mundo.

Para você ter ideia do impacto que isso pode causar, separei alguns exemplos de regiões que receberam a Denominação de Origem e mais do que dobraram o fluxo de turistas após a conquista:

Bordeaux, França
É uma das regiões vinícolas mais famosas do mundo e possui várias denominações de origem, como Saint-Émilion, Médoc, Graves e Pessac-Léognan. De acordo com dados do Conselho Interprofissional dos Vinhos de Bordeaux, o número de visitantes nas vinícolas de Bordeaux aumentou de cerca de 800.000 em 2005 para mais de 3 milhões em 2018, um crescimento de 275% em 13 anos.
Napa Valley, Estados Unidos
Localizada na Califórnia, é outra região vinícola renomada que obteve a certificação de Denominação de Origem Controlada (AVA, na sigla em inglês). Após a obtenção dessa certificação, a região experimentou um aumento significativo no turismo relacionado ao vinho. Segundo a Visit Napa Valley, o número de visitantes em Napa Valley cresceu de cerca de 3 milhões em 2005 para mais de 4,5 milhões em 2018, 50% de crescimento em 13 anos.
Douro, Portugal
O Vale do Douro, em Portugal, é uma região vinícola que produz os famosos vinhos do Porto. A região possui a certificação de Denominação de Origem Controlada (DOC) e é também reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO. De acordo com a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), o enoturismo no Douro cresceu consideravelmente nas últimas décadas. Em 2001, o número de visitantes era de cerca de 130.000, e em 2017, esse número aumentou para mais de 1 milhão de visitantes, acima de 600% de crescimento em 16 anos.
Vale dos Vinhedos, Brasil
Sendo a única região do Brasil com Denominação de Origem de vinhos, a região entre os munícipios de Monte Belo do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves triplicou o fluxo turístico entre 2012 e 2022. De acordo com o Ministério do Turismo, o fluxo foi de 700.000 para 2.200.000 turistas, demonstrando a força que uma Denominação de Origem pode causar na região.
Previous slide
Next slide

Todos esses dados são importantes porque a Apromontes, que é a Associação de Produtores dos Vinhos Dos Altos Montes, já vem preparando a estrutura para verificação e gestão da qualidade dos vinhos produzidos na região, além de mapear o “Terroir” (que é a união de clima, solo e cultivo) para conquistar a segunda Denominação de Origem de vinhos do Brasil.

Vinícola Argenta

Flores da Cunha possui mais de 190 vinícolas, entre grandes e pequenas, uma delas se destaca das outras. Nesse caso não estou falando apenas das garrafas bonitas da linha LA da vinícola ou o fato de que o vinho fica maturando ao som de Bossa Nova, me refiro ao fato de que uma vinícola com 140 hectares de extensão fica literalmente no centro da cidade.

Ao contrário do Vale dos Vinhedos que uma rodovia corta a conexão da infraestrutura das cidades com as principais vinícolas. Você consegue imaginar uma vinícola gigante crescendo e se desenvolvendo dentro de uma cidade? Como será depois da Denominação de Origem?

Ainda temos a recepção sofisticada dos visitantes e o investimento constante, como a recente inauguração de um Centro de Eventos para 700 pessoas, que já recebeu 3 eventos em menos de 60 dias da inauguração e já tem eventos reservados até 2025. A receita está formada para uma localização que vai crescer muito, ainda falta o empreendimento ideal para investir neste contexto.

O Complexo Nova Aliança

O desenvolvimento da região abriu espaço para um novo complexo turístico, apenas 300 metros da Vinícola Argenta e na Avenida Principal da cidade, temos o mais novo Complexo da região. No antigo terreno da Cooperativa Nova Aliança está sendo construído um Centro Comercial com Lojas, Salas, Restaurante, Memorial do Vinho, Centro de Convenções e claro, um Hotel Axten!

Seguindo o perfil patrimonialista da incorporadora, você tem a oportunidade investir em um hotel onde você não precisa se preocupar com o lucro operacional, você terá rentabilidade garantida pelo faturamento, independente se a operação teve lucro ou não! Assim fica fácil de prever o retorno e você protege seu rendimento mesmo em momentos de baixa do mercado.

Agora que você já conheceu mais detalhes sobre a cidade sede da futura Denominação de Origem dos Altos Montes, cadastre-se e conheça os detalhes do novo Axten Flores da Cunha e aproveite o desenvolvimento da região para crescer seu patrimônio e aumentar sua qualidade de vida!

Deixe um comentário