You are currently viewing ASSETIPÉDIA #1: A história da Praça da Encol

ASSETIPÉDIA #1: A história da Praça da Encol

A Praça Carlos Simão Arnt, conhecida por Praça da Encol, é destaque em Porto Alegre com grande frequência de pessoas em momentos maravilhosos de lazer. Localizada na avenida Nilópolis, zona leste da cidade, no bairro Bela Vista, ficou assim conhecida depois que a extinta construtora Encol a adotou e realizou arrojado projeto de revitalização. Este local está inserido no rol de atrações da região que se encaixam com sinergia impressionante.

Com 26,6 mil metros quadrados, oferece quadras poliesportivas, cancha de bocha coberta, playground, diversos bancos, pista para caminhada e corrida e um cachorródromo. Ali, também são realizados eventos e concertos ao ar livre em datas festivas do ano que atraem milhares de pessoas de toda a capital.

O quê aconteceu com a Encol?

Quem tem mais de 30 anos, já deve ter ouvido falar no nome “Encol”. Esta empresa era referência no mercado imobiliário do país nos anos 90. Entretanto, o império da Encol, com mais de 100 mil imóveis construídos, acabou por desabar e o resultado foi catastrófico: milhares de mutuários que já pagaram por seus imóveis ficaram no prejuízo.

A companhia faliu deixando R$ 2 bilhões em dívidas e mais de 40 mil clientes sem imóveis. No entanto, esta realidade deixou algo de positivo. Surgiu a Lei de Afetação que obriga a incorporadora a criar conta e uma pessoa jurídica especialmente para o empreendimento na construção de novos projetos imobiliários separados do patrimônio da companhia, oferecendo mais segurança financeira e jurídica aos adquirentes. Os mutuários também aprenderam que precisam conhecer muito bem a empresa na qual estão confiando, seus processos e seu modelo de gestão.

Em 2013 a empresa Melnick Even Incorporação e Construção adotou a Praça Carlos Simão Arnt, conhecida como Encol. Houve a implantação de novo projeto de revitalização com serviços de manutenção e conservação em todo o mobiliário da praça e nas áreas gramadas. Em parceria da Melnick com o empresário Alexandre Grendene, em 840 metros quadrados, surgiu o Pet Place para acolher em local adequado os cães de estimação.

Futuro Zaffari da Encol (Divulgação - GaúchaZH)

A praça da Encol fica ainda mais fortalecida com o projeto do grupo Zaffari, com supermercado e residencial com infraestrutura de resort em parceria com a construtora Melnick que ocupará a área onde ficava a operação do extinto supermercado Nacional. A previsão é de projeto de “altíssimo padrão” com prédio residencial – infraestrutura de resort – e área de lazer, além de um centro comercial com serviços e conveniências, incluindo o supermercado Zaffari. O investimento deve ir além de R$ 95 milhões devendo oferecer 56 apartamentos, 20 lojas e 595 vagas de estacionamento. A área construída deve ter 20 mil metros quadrados.

Deixe um comentário